CUPOM PRIMEIRA COMPRA 10% OFF: BEMVINDO
0
Seu carrinho está vazio :(

Decoração

Abajur Cristal Murano: delicadeza em todos os ambientes

Publicado em 29.07.2020 |
2.384 visualizações

O abajur cristal murano é um dos campeões de venda aqui na Sottile Casa por dois motivos: ele é uma verdadeira obra de arte e dá um charme especial a diversos ambientes, como salas, quartos, escritórios e consultórios.

Por isso, neste artigo vamos conhecer um pouco sobre a história do murano, que torna qualquer peça completamente sofisticada e especial, além de conferir dicas de como utilizar o abajur cristal murano em sua decoração.

Por que o cristal murano é tão especial? 


O murano, de fato, é diferente dos outros cristais. Ele se destaca tanto por conta da origem quanto por conta do seu processo de fabricação, que até hoje segue padrões bem artesanais, resultando em peças únicas de murano

Para começo de conversa, esses cristais surgiram há mais de 800 anos na Ilha de Murano (Itália), cujo segredo de produção era mantido a sete chaves pelos artesãos da época – afinal, os cristais de murano movimentavam a economia italiana na época. 

E foram os próprios descendentes de italianos que trouxeram a fabricação de peças de murano para o Brasil, mais precisamente em 1958, mantendo os procedimentos de produção, que são basicamente os seguintes: 

     - As matérias-primas são aquecidas em um forno (o ouro pode estar incluso em algumas peças), cuja mistura formada é mexida a uma temperatura de mais de 1.000ºC.
     - Em seguida, ocorre um lento processo de fundição, que pode levar de 3 dias até 1 ano.
     - Do processo de fundição, formam-se hastes finas de vidro chamadas de murrines. Eles, então, são fundidos e daí nascem as formas geométricas variadas.
     - Para finalizar, os artesãos esculpem as formas finais por meio de uma técnica manual de sopro. 

Viu só? Com um processo tão único de fabricação, não é à toa que os cristais de murano são peças requisitadas no décor de quem tem estilo e sofisticação!


Mas vamos ao que interessa aqui: o abajur cristal murano. Afinal, como utilizá-lo nos ambientes?


Leia também: Elegância e sofisticação com peças de prataria

Dicas de decoração com abajur cristal murano


Já reparou como as peças de murano pedem um destaque no ambiente? São peças delicadas e perfeitas para transmitirem a sensação de sofisticação e conforto.


Mesmo sendo de cristal, o abajur de murano pode ser utilizado em vários estilos de decoração, incluindo os mais rústicos. Basta saber combinar os elementos próximos criando uma harmonia entre eles.


Na sala de estar e no escritório, por exemplo, o abajur pode ser colocado em cantinhos específicos, como em aparadores e mesas de canto:


abajur cristal murano louvre sottile casa

Abajur Cristal Murano Louvre Cristal Transparente


Reparou como a cúpula preta deixou o ambiente mais equilibrado, já que a madeira é mais escura? Já a cúpula branca pode ser utilizada para suavizar mais o ambiente.


Mas nem só de transparência vive o abajur cristal murano. As cores diversas também dão um destaque especial em cômodos.


Ou, então, este abajur cristal murano cor de ouro em uma mesa buffet na sala de jantar ou no cantinho de leitura do quarto ou sala de estar:

abajur cristal murano consistenza sottile casa

Abajur Murano Consistenza Com Ouro Fendi


Para ambientes que utilizam peças de prata, por exemplo, olha só como esse abajur azul fica lindo na composição: 

abajur cristal murano matteo sottile casa

Abajur Murano Matteo Azul Celeste


Uma dica importante: considere comprar duas cúpulas – uma da cor preta e outra da cor branca, por exemplo – para modificar o décor de vez em quando. Isso faz a diferença!

Dica extra: lâmpada branca ou amarela no abajur?


A lâmpada é um ponto importante na hora de destacar o seu abajur cristal murano. 


De maneira geral, a luz amarela é a mais utilizada nesses objetos, já que o abajur transmite aquela sensação de conforto e intimidade – o que uma luz amarela também transmite, sendo que a luz branca é o oposto.


Também chamada de lâmpada quente por conta da temperatura da cor, considere utilizar a luz amarela nos abajures de murano em ambientes que você quer que transmita essa sensação de relaxamento e conforto, mesmo em ambientes corporativos. 


Aliás, se o seu ambiente já tiver uma luz fria (branca ou azulada) como a principal, o abajur cristal murano com a luz amarela ajuda a quebrar essa frieza, equilibrando o ambiente. Faça o teste!


Gostou das dicas de como utilizar o abajur cristal murano nos ambientes? Então escolha agora mesmo os seus modelos em nossa loja virtual. Se quiser, depois envie uma foto bem bonita dele em seu imóvel! Até a próxima!

Sottile Casa e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.