CUPOM PRIMEIRA COMPRA 10% OFF: BEMVINDO
0
Seu carrinho está vazio :(

Cristal Murano

Murano: beleza e exclusividade

Publicado em 14.09.2020 |
4.950 visualizações

A história da decoração está intimamente ligada à história da arte. E se tem um objeto que é carregado de cultura, tradição e se transformou em peça de desejo na decoração ao longo dos séculos é o murano.

As peças de murano não são apenas repletas de beleza e elegância. Elas têm um processo de fabricação tão cuidadoso e artesanal que torna cada peça única, garantindo exclusividade e sofisticação a qualquer ambiente. 

Por isso, vale muito a pena conferir este artigo, pois você vai conhecer a história por trás do murano – e temos certeza que depois de ler, vai dar vontade de comprar várias peças!

O que é murano?


Quando você ouve alguém dizer que comprou ou gostaria de comprar um murano, ele está se referindo a um tipo de cristal. Aliás, o murano pode ser chamado de cristal murano, vidro murano e também de vidro veneziano. 

As peças de murano, portanto, são objetos produzidos a partir da combinação de alguns elementos que formam um cristal com características únicas, pois elas passam por um meticuloso processo artesanal – que leva até o sopro em seu modo de produção.

Atualmente, encontramos peças de murano como objetos de decoração e também em joias, que levam a pedra murano como um de seus elementos de composição. 

historia murano sottile casa


Murano é vidro ou cristal?


Já falamos sobre essas diferenças de murano, vidro e cristal aqui no blog da Sottile Casa, mas vamos relembrá-las aqui.

Bom, antes de mais nada, você precisa saber que o cristal é um tipo de vidro. Então, concluímos que o murano também é um tipo de vidro, certo? 

Mas existem diferenças entre eles.

O vidro costuma ser um material mais encorpado, sendo que a sua transparência não é total. Existem peças de decoração de vidro que são lindas e que podem ganhar diferentes cores e acabamentos.

Já o cristal, como dissemos, é um tipo de vidro, porém apresenta um corpo mais fino e mais transparente. Ou seja, é um material mais delicado que o vidro tradicional, e, portanto, visto como mais luxuoso no universo da decoração. 

E o murano? O murano é conhecido como cristal murano. Ou seja, ele também é uma peça de cristal, mas a diferença está na forma como ele é produzido (totalmente artesanal) e em sua origem histórica – o que gera um tipo de cristal que confere ainda mais luxo e sofisticação ao décor. 

historia murano vaso murano aquamarine sottile casa


Quando falamos em cristal murano e em sua forma de produção 100% artesanal, queremos dizer que as peças não são fabricadas em série, de forma industrial. Uma peça de murano sempre será diferente da outra em algum aspecto. Mas todas são incrivelmente lindas. 

O cristal murano tem esse nome por causa do seu local de origem, que remete à Itália.

Vamos voltar um pouco no tempo? 

Onde fica Murano?


Murano é conhecida como "a ilha dos vidros de Veneza" – aliás, como já dissemos, os cristais murano também são chamados de vidros venezianos.

Trata-se de uma pequena ilha que fica a apenas 1,2 Km de Veneza (Itália) e o ponto alto do turismo de lá é, sem dúvidas, as peças de vidro murano. 

Todos os anos, a ilha recebe turistas de várias partes do mundo para conhecerem os processos artesanais dos cristais murano, sua história, e, claro, levar algumas relíquias para casa.


historia murano veneza sottile casa


Murano é, portanto, o nome da ilha onde se iniciou a fabricação dos cristais murano. E essa história começou no século 13, mais especificamente no ano 1291, por conta do medo de incêndios.  

Qual é a história do Murano?


Antes mesmo do ano 1000, Veneza já era conhecida pela fabricação de vidros. Os processos de produção eram artesanais, feitos em casas de madeira. Mas havia um problema.

Constantes incêndios em Veneza, e, consequentemente, nos locais de fabricação dos vidros, geravam transtornos na época, já que a economia da região estava centrada na venda desses artefatos. 

Então, em 1291, o Doge de Veneza – um cargo semelhante ao de prefeito –, tomou a decisão de transferir toda a produção do vidro veneziano para a pequena ilha de Murano. 

E assim começa a história dos cristais murano.


historia murano vaso esmeralda sottile casa


Os chamados mestres vidreiros eram artesãos muito respeitados na época; afinal, a economia de Murano passou a ser baseada na fabricação desses cristais – e até hoje é assim. 

As peças de Murano ficaram tão famosas na época, que o processo de fabricação era um segredo guardado a sete chaves. Afinal, a concorrência devia viver à espreita, não é mesmo?

Até hoje, se você caminhar pela ilha, poderá encontrar muitas oficinas de mestres vidreiros e contemplar como eles são feitos, como num verdadeiro workshop. É, de fato, uma atmosfera mágica e uma viagem no tempo. 

Mas e aqui no Brasil?

Por aqui, o cristal murano chegou em 1958 por meio dos descendentes italianos. Os processos de fabricação seguem as mesmas técnicas e hoje existem várias fábricas que são referências na área, tais como:


      - Murano São Marcos;
      - Cristais Di Murano;
      - Cristais Cádoro.

Percebeu que o cristal murano não é qualquer cristal? É um luxo poder ter um objeto feito com tanto cuidado e cuja fabricação continua a mesma, embora vários séculos tenham se passado. 

historia murano vaso flores sottile casa

Como é processo de fabricação do cristal murano?

Eis um passo a passo de como é fabricada uma peça de murano:


      - Em primeiro lugar, várias matérias-primas são misturadas (o que inclui ouro em pó, areia, quartzo e chumbo) e o resultado é uma massa incandescente.
      - O mestre artesão mexe essa massa, que está em uma temperatura média de 1.200ºC.
      - Entra em cena o chamado processo de fundição, que pode levar de 3 dias até 1 ano inteiro em algumas peças.
      - O resultado dessa fundição é uma haste de vidro mais fina, chamada de murrine.
      - Esse murrine é fundido e a partir daí são criadas diferentes formas e estampas no vidro. 
      - Esses formatos são esculpidos manualmente por meio de sopro. O artesão sopra um cano, que acaba resfriando o interior da peça que está sendo formada. 
      - Com a peça menos quente, o artesão começa a manipular e a fundir as formas, trabalhando no acabamento. 

Dá uma olhada neste vídeo que achamos no Youtube mostrando o processo de fabricação do murano:


historia murano como e feito murano sottile casa

O cristal murano é uma verdadeira obra de arte, não é mesmo?

Como saber se é murano verdadeiro?


Bom, depois de mergulharmos a fundo nessa bela história do murano, é preciso alertar: nem toda peça de murano que você encontra por aí é verdadeira. 

Para uma decoração em murano com peças legítimas, é necessário, em primeiro lugar, saber onde você está comprando. Pesquisar a reputação da loja é um bom começo. Depois, vale a pena perguntar a procedência das peças de murano.

Aqui na Sottile Casa, por exemplo, todas as nossas peças de murano são adquiridas de fábricas que são reconhecidas no mercado e apresentam os mesmos processos de produção que caracterizam como sendo de murano. 

Além disso, saiba que peças de murano costumam ser mais pesadas que as peças de vidro comum. Então, desconfie daquele vaso de murano lindo, mas levinho. 

Outro detalhe importante é o preço. Depois de conhecer toda a riqueza da história do murano e saber o quanto é trabalhoso (e manual) o processo de fabricação, não dá para acreditar em quem vende as peças por uma pechincha. Murano é obra de arte.

Bom, depois de todo esse conteúdo, chegou a hora de conhecer todas as opções de peças de murano na loja virtual da Sottile Casa. Boas compras!

Sottile Casa e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.