CUPOM PRIMEIRA COMPRA 10% OFF: BEMVINDO
0
Seu carrinho está vazio :(

Plantas Permanentes

Charme e aconchego com plantas na decoração

Publicado em 22.09.2020 |
148 visualizações

As plantas sempre estiveram em alta em residências e escritórios, porém, cada vez mais elas vão sendo colocadas em ambientes que antes não era comum, como o caso de quartos e banheiros, por exemplo. 

Agora, são elas que dão charme aos ambientes, tornando-se o foco no décor. 

Então, sem mais delongas, vamos às dicas! 

Por que ter plantas na decoração?


Ter plantas na decoração apresenta benefícios em três categorias: 

Benefícios estéticos;
Benefícios na saúde física;
Benefícios na saúde mental. 
Quanto aos benefícios em nossa saúde física, uma das principais funções das plantas é a purificação do ar – aliás, é por isso que a floresta amazônica é conhecida como o “pulmão do mundo”. As folhas das árvores e plantas absorvem o dióxido de carbono e devolvem oxigênio para a atmosfera, ajudando, inclusive, no equilíbrio da temperatura. 

Além disso, mexer com plantas e com a terra também traz vantagens à nossa saúde mental. Já existem até grupos de pesquisas e estudos que associam o cuidado com as plantas à diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, além de doenças como a hipertensão e o diabetes. 

E quanto às vantagens estéticas? Ah, elas são percebidas à distância. Uma sala com flores e plantas fica mais bela, mais viva, sem falar na sensação de paz, bem-estar e aconchego. Ter plantas na decoração quebra a monotonia e equilibra o ambiente. 

Concorda? 

banner sottile casa blog   planta na decorao

 
 
(Reprodução / Serena and Lily)
 
 

Dicas de como escolher as plantas para decorar ambientes

A seguir, confira algumas dicas e cuidados na hora de escolher as plantas na decoração dos seus ambientes.

Escolha as espécies mais adequadas aos ambientes

O primeiro cuidado para ter plantas na decoração é a escolha das espécies e isso depende de dois fatores: as condições de luz e de umidade em cada ambiente.

Existem espécies que precisam ficar em contato direto com a luz solar, enquanto outras não gostam. Algumas gostam de ambientes mais úmidos, enquanto outras sobrevivem em ambientes mais secos. 

Podemos também acrescentar um terceiro fator: a sua disponibilidade e rotina para cuidar da planta. Dependendo da espécie, você precisará regar e adubar com mais ou menos frequência. 

Então, pesquise!

 Atenção na escolha de vasos e suportes para flores e plantas

A escolha dos vasos das plantas na decoração levam em conta tanto os fatores estéticos quanto as características da própria planta. 

Na estética, a dica é simples: o vaso, suporte e/ou cesto precisam valorizar a planta, criando uma visão harmônica, seja por contraste (flores em um vaso metalizado, por exemplo) ou por complemento (uma planta em um vaso rústico, como este cachepot de cimento).

Quanto às características da planta, é preciso entender como se dá o seu crescimento (se ela cresce na vertical, por exemplo), além de verificar a profundidade da raiz. 

Isso é importante para que você consiga escolher um vaso com a altura e a largura mais apropriados e que não prejudiquem o desenvolvimento das plantas. 

Por isso, também vale a pena pesquisar sobre a espécie que você quer adquirir. Uma dica é ter um vaso que dê um espaço a mais para o crescimento da raiz, antes de passar para outro vaso, se for o caso. 

Leia também: Elegância e sofisticação com peças de prataria.  

Misture plantas reais com plantas permanentes na decoração


Por fim, esta dica também vale ouro. As plantas permanentes estão cada vez mais presentes na decoração de ambientes por vários fatores.

Elas podem ser utilizadas para aumentar o número de plantas nos ambientes ao serem incluídas em locais que não têm características boas para o desenvolvimento de plantas reais. 

Além disso, considere utilizar plantas permanentes se a sua rotina não permitir um tempo para cuidar de plantas reais – como em escritórios e consultórios, por exemplo, que podem permanecer vários dias sem receber manutenção (como em feriados prolongados). 

As plantas permanentes têm um acabamento muito parecido com as plantas reais. Dá uma olhada nestas opções que temos em nosso site: 

 Bromélia vermelha permanente: 

bromelia vermelha grande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arranjo Tulipa Toque Real

arranjo tulipa toque real branco 20879083 1 20190816115113

Os cuidados com as plantas permanentes são muito simples. A limpeza é feita apenas com um pano para retirar a poeira. Elas são perfeitas para decorar aqueles cantinhos vazios dos cômodos ou aqueles lugares especiais para destacar o ambiente.

Gostou das dicas? Então comece agora mesmo a pesquisar sobre as melhores plantas (reais e permanentes) na decoração do seu ambiente! Confira aqui todas as opções de plantas permanentes da Sottile Casa.

Sottile Casa e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.