Copo em cristal 24% PbO, lapidado artesanalmente.
Esta peça de cristal possui em sua composição 24% de chumbo, que é considerado cristal nobre, isento de qualquer impureza. O teor de 24% PbO é o que proporciona às peças de cristal, maior transparência e o inigualável brilho característico, proporcionando assim uma beleza singular.
Mozart by Frederico Strauss
Blumenau foi fundada em 1850 por colonos alemães e possui antiga tradição industrial em Santa Catarina. Nos idos de 1950 a família Hering trouxe o alemão Karl Strauss e fundaram a Cristais Hering. Posteriormente Karl e seu filho Frederico fundaram em 1983 a Cristallerie Strauss que faliu em 2016.
Hoje há um grande número de profissionais do ramo que tem por ofício e ocupação a arte de fazer o cristal artesanal a sopro. Este produto é feito de forma extremamente artesanal, desde a mistura da matéria-prima, fundição da mistura, sopro, lapidação e, finalmente, polimento.
No começo de 2018, um grupo de empresários fundou a Mozart Crystal, contratou Frederico Strauss e todos principais atores da antiga fábrica. Mantendo a mesma qualidade, cores, peças e os produtos de qualidade única. Tais como grandes peças decorativas e as famosas 9 cores de cristal overlay.
Frederico Strauss estudou Engenharia Química e é mestre em Química inorgânica na Alemanha, sendo referência nacional, único detentor de técnicas e processos que tornam os Cristais Mozart referência de qualidade e pureza desde o início de sua produção.
Hoje a Mozart é a única fábrica de Cristal em Blumenau e a única no mundo a fazer 9 cores de cristal colorido. Em 2019, para atender um público não tão detalhista, a fábrica lançou a linha Vivaldi, que possui padrão de qualidade mais aberto, tolerando pequenos detalhes, que permite preços mais populares mas que são feitos com o mesmo material e acabamento das linhas tradicionais.